Seminário Nacional de Saneamento Ambiental

O evento tem como foco os avanços alcançados na área de saneamento ambiental no Brasil e no exterior. São palestras e workshops que debatem os problemas, as soluções e os projetos de sucesso que estão sendo implementados no setor. A discussão é centrada nas políticas públicas de enfrentamento aos índices de desigualdade social e aos impactos negativos que os mesmos produzem sobre a saúde e o meio ambiente. Paralelamente, são programadas mesas redondas com especialistas que debatem os desafios do saneamento ambiental na atualidade, como o acesso a água encanada e potável, o tratamento de esgotamento sanitário, a coleta e disposição de resíduos sólidos (lixo), a conversão do lixo em energia e o planejamento e gestão de aterros sanitários.

(mais…)


Seminários Binacionais de Sustentabilidade Urbana

Com o objetivo de apresentar, discutir e visitar in loco modelos exitosos de sustentabilidade urbana, o Instituto Global Biosfera promove bienalmente, alternadamente em Portugal e Espanha, a realização dos Seminários Binacionais de Sustentabilidade Urbana. Já realizamos dez edições em parceria com cidades portuguesas e quatro edições em cidades espanholas. Para cada seminário é elaborado um programa contemplando conferências, mesas-redondas e visitas técnicas tendo como foco as áreas de meio ambiente, planejamento urbano, habitação, transporte, bem-estar social, educação, saúde e turismo sustentável. Os seminários têm como público-alvo principalmente prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, parlamentares brasileiros e empresas do setor interessadas em conhecerem os avanços alcançados na área de gestão pública urbana nas cidades europeias. O objetivo é promover a aplicação das boas práticas nos municípios brasileiros.

(mais…)


ECOURBS – Problemas Ambientais Urbanos

O evento, realizado anualmente, tem agenda técnica focada em conferências e mesas-redondas e, também, na realização de uma exposição de tecnologias, produtos e serviços ambientais. O debate é centrado da discussão do planejamento urbano responsável e envolve soluções sobre: saneamento ambiental, coleta e disposição de resíduos sólidos (lixo), esgotamento sanitário (doméstico e industrial), contenção e proteção de encostas, poluição (água, ar, solo e lençol freático), uso de fontes alternativas de energias, emissão de gases e poluição sonora, dentre outros temas de interesse. Discutir como todas essas mudanças afetam a saúde da população e como construir saídas para alcançar uma melhor qualidade de vida são as principais metas da agenda.

(mais…)


FOREST – Congresso Internacional Sobre Conservação Florestal

Congresso internacional, realizado bienalmente, com ênfase na apresentação de estudos e pesquisas relacionadas a grandes ecossistemas florestais brasileiros. São focados os biomas: Floresta Amazônica, Pantanal, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Florestas de Araucárias. O evento mobiliza participantes do Brasil e do exterior, especialmente dos países ibero-americanos. Nas oito edições já realizadas, o Congresso envolveu quase cinco mil profissionais. O resultado é mensurado no volume de apresentações: em quase duas décadas, foram 672 trabalhos técnicos reunidos e publicados nos Anais do evento.

(mais…)


WORLD ECOTOUR – Ecoturismo e Turismo Sustentável

Seminário Internacional realizado trienalmente pelo Instituto Global Biosfera com o objetivo de apresentar e valorizar o potencial de grandes destinos brasileiros e mundiais para a prática do ecoturismo. A ação estimula a adoção de procedimento criterioso para a proteção ambiental dos destinos e resulta na apresentação de trabalhos técnicos focados nos temas de Ecoturismo e Turismo Sustentável que são publicados sob a forma de Anais. Já foram realizadas quatro edições do seminário, envolvendo delegações de 38 países, incluindo representantes da Organização Mundial do Turismo e da World Ecotourism Society.

(mais…)


Prêmio Biosfera de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Com caráter bienal, o Instituto Global Biosfera promove a realização da solenidade de entrega do Prêmio Biosfera de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Através de análise prévia, e em observância às normas e critérios estabelecidos pela Comissão de Premiação da entidade, são selecionadas pessoas físicas e jurídicas, do Brasil e do exterior, que possuem projetos, ações e iniciativas exitosas conduzidas sob a ótica do desenvolvimento sustentável. As inscrições são abertas à sociedade civil organizada, empresas privadas e órgãos governamentais e acadêmicos. A referida honraria é entregue em solenidade festiva, amplamente divulgada. O Instituto já promoveu oito edições deste importante evento de premiação.

(mais…)


Eventos já realizados

Nas últimas três décadas, o Instituto Global Biosfera realizou mais de uma centena de eventos, promovendo a qualificação de profissionais que atuam na área ambiental e, sobretudo, ampliando e fortalecendo o debate em torno das boas práticas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Nesses 30 anos, a Biosfera reconheceu as empresas e organizações parceiras que interagem de forma responsável com a natureza e seus recursos e contribuiu com o intercâmbio ambiental internacional, incluindo acordos e parcerias com instituições de dezenas de países. Por meio de cursos, workshops, congressos e programas de capacitação, o Instituto Global Biosfera colaborou com a formação de milhares de profissionais brasileiros. Clique e confira materiais de alguns dos eventos já realizados.

(mais…)


Nossas atitudes hoje projetam o nosso futuro. Acompanhe o nosso trabalho e ajude a promover projetos e ações nas áreas de sustentabilidade urbana e ambiental.