Biosfera | Ativista da Paz Dra. LEYMAH GBOWEE

Ativista da Paz Dra. LEYMAH GBOWEE

Leymah-Gbowee

Leymah Gbowee, Prêmio Nobel da Paz de 2011, é uma ativista da paz liberiana, com destacada atuação em trabalhos de ação social e como advogada dos direitos humanos para mulheres. Ela é Fundadora e Presidente da Gbowee Peace Foundation Africa. Ela fundou também a Liberia Reconciliation Initiative e foi Co-Fundadora e Diretora Executiva da Rêde Africana de Mulheres pela Paz e pela Segurança (WIPSEN-A). Recebeu o título de Doutor Honoris Causa, em Direito, pelas Universidades de Rhodes (África do Sul) e Alberta (Canadá).

Ela é também membro fundadora e Ex-Coordenadora na Libéria da Rêde Africana de Mulheres Construtoras da Paz / Rêde do Oeste da África para a Construção da Paz( (WIPNET/WANET). Leymah presentemente atua como membro do Staff de Alto Nível para a Preparação da Conferência Sobre População e Desenvolvimento. É membro do Conselho Diretor das Federação da Juventude Liberiana.

Como um fato marcante na sua biografia, merece destaque a liderança exercida por Leymah no movimento Ação de Massa pela Paz das Mulheres da Libéria, a qual uniu mulheres cristãs e mulçumanas numa ação não violenta, que assumiu um papel preponderante para a finalização da guerra civil da Libéria em 2003.Tais fatos são relatados no seu livro de memórias, ‘Podemos pela Nossa Força’ e, também, no documentário ‘Pray the Devil Back to Hell’. Ela foi eleita a Melhor Colunista da África pelo jornal ‘Newsweek Daily’. É membro da Diretoria Executiva da Gbowee Peace Foundation e da Peacejam Foundation, e também integra a Rêde de Lideranças Femininas para Saúde Reprodutiva e Planejamento Familiar.

Leymah obteve o título de Mestrado na Eastern Mennonite University (EUA), com o tema ‘Transformações em Zona de Conflito’ e foi agraciada com o título de Doutor Honoris Causa, em Direito, pelas Universidades de Rhodes (África do Sul) e Alberta (Canadá). Foi homenageada como porta-bandeira na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Recebeu a Medalha de Distinção do Barnard College (New York) e foi agraciada pelo mesmo o Título de Acadêmica com Distinção em Justiça Social e, também, designada Visitante Acadêmica Transnacional do Centro de Pesquisa sobre Mulheres. Foi nomeada Acadêmica do Centro Athenea para Estudos de Lideranças do Barnard College, New York (ano acadêmico de 2013/2014). Ela é a orgulhosa mãe de sete crianças.