Biosfera | Professor Dr. HAROLD A. MOONEY

Professor Dr. HAROLD A. MOONEY

haroldmooney

Dr. Mooney é Professor Catedrático de Biologia Ambiental no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Stanford, EUA. É Membro da Academia Nacional de Ciências (Estados Unidos). Recebeu o Prêmio de Eminente Ecologista da Sociedade Ecológica da América. É Membro Honorário da Sociedade Ecológica Britânica. Foi Presidente da Sociedade Ecológica e do Instituto Americano de Ciências Biológicas. Exerceu o cargo de Secretário Geral do Conselho Internacional de Ciências (ICSU). Em 2015 recebeu o Título de Doutor Honorário em Ciências da Duke University.

Ele tem conduzido com grande êxito pesquisas sobre o papel do carbono na composição e fisiologia das plantas , contribuindo para uma melhor compreensão dos processos pertinentes ao funcionamento dos ecossistemas. Realizou trabalhos sobre as propriedades convergentes e sobre as interações plantas/animais. Atualmente ele vem conduzindo pesquisas sobre os impactos das mudanças globais que afetam os ecossistemas continentais, especialmente sobre aspectos de produtividade e biodiversidade, além pesquisar os fatores que acarretam as invasões de espécies de plantas não-autóctones e também sobre o impacto global dos sistemas de produção animal, ambos com ocorrências tanto extensiva quanto intensiva.

Dr. Mooney, através dos seus estudos, tem enfatizado a importância de estudos ecológicos na pesquisa sobre o ambiente global, tendo contribuído efetivamente para o fortalecimento do campo da ‘ecologia global’. Agora, várias universidade de todo o mundo estão criando seus departamentos de ecologia global. Ele continua o seu trabalho visando o desenvolvimento de novas ciências ambientais que serão, cada vez mais, exigidas para a continuação da existência da própria humanidade.

Dr. Mooney exerceu até recentemente o cargo de Secretário Geral do Conselho Internacional de Ciências (ICSU). Foi Vice-Presidente do Painel Científico da Millenium Ecosystem Assessment. Foi Presidente da Sociedade Ecológica e do Instituto Americano de Ciências Biológicas (EUA). Atualmente preside o Comitê Científico da ‘Diversitas’, um programa internacional de pesquisa sobre biodiversidade. Ele é membro da Academia Nacional de Ciências, da Academia Americana de Artes e Ciências, e da Sociedade Filosófica Americana. Recebeu o Prêmio de Eminente Ecologista da Sociedade Ecológica da América, e, também as seguintes honrarias: Membro Honorário da Sociedade Ecológica Britânica, Prêmio Humboldt de Cientista Sênior com Distinção, do Estado de Nevada, Prêmio Planeta Azul, Prêmio de Distinção Científica do Instituto Americano de Ciências Biológicas, Prêmio do Centenário da Sociedade Botânica da América, Prêmio Ramon Margalef de Ecologia, Prêmio da Fundação BBVA para Conservação da Biodiversidade, e o Prêmio Tyler de Destque Ambiental.