Biosfera | Prof. Dorival Bruni

Prof. Dorival Bruni

Dorival Bruni2

Fundador e Presidente

Geólogo, diplomado em 1969 pela UFBA, com 46 anos de atividades profissionais. Mestre em Geociências pela Universidade Federal da Bahia, Professor Assistente Aposentado do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, como Geólogo Pleno, Membro da Equipe Técnica da Gerência de Responsabilidade Social da Petrobras, no Rio de Janeiro. Atuou como geólogo, Chefe do Setor de Geoquímica do Serviço Geológico Brasileiro na Bahia e como Coordenador de Programas Ambientais na extinta Petrobras Mineração S. A. – Petromisa, no Rio de Janeiro. É fundador e Presidente do Instituto Global Biosfera, além de ter exercido durante 14 anos o cargo de Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Especializados – IBRAE.

Recebeu o Título de Benemérito do Rio de Janeiro, outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro; o Diploma e Medalha Pedro Ernesto, concedidos pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro; o Diploma de Cidadão Espírito-Santense, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo; e a Medalha do Mérito Agostinho Neto, outorgado pela Universidade de Angola, onde atuou como Professor Visitante. Atualmente exerce o cargo de Cônsul Honorário da República de Fiji no Rio de Janeiro.

Como Presidente do Instituto Global Biosfera, planejou e coordenou programas de intercâmbio e cooperação técnica na área ambiental junto a diversas instituições governamentais e acadêmicas dos Estados Unidos, Canadá, França, Espanha, Portugal, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, África do Sul, Austrália e Japão.