Biosfera | Professora Dra. WANGARI MAATHAI

Professora Dra. WANGARI MAATHAI

WANGARI MAATHAI

Wangari Muta Maathai foi uma professora e ativista política do meio-ambiente do Quênia. Foi a primeira mulher africana a receber o Prêmio Nobel da Paz. Maathai fundou o Green Belt Movement, uma organização não governamental ambiental concentrada no plantio de árvores, conservação ambiental, e direitos das mulheres. Em 1986, ela foi premiada o Right Livelihood Award, e em 2004, se tornou a primeira mulher africana receber o Prêmio Nobel por sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, a democracia e a paz. Maathai foi eleita membro do Parlamento queniano e era Ministra dos Recursos Ambientais e Naturais no governo do Presidente Mwai Kibaki de 2003 – 2005. Além disso, foi Conselheira Honorária do World Future Council. Em 2011, Maathai morreu de câncer de ovário

Em 1966, ela obteve o mestrado em biologia pela Universidade de Pittsburgh e, em seguida, trabalha como pesquisadora em medicina veterinária na Alemanha, em Munique e Giessen, antes de receber o seu doutorado em anatomia na Universidade de Nairóbi, em 1971. Foi a primeira mulher na África Oriental e Central a receber o grau de doutora naquela universidade, onde também se tornou professora de anatomia veterinária. Em 2002, atuou foi professora convidada do Global Institute of Sustainable Forestry da Universidade Yale. No mesmo ano, em dezembro, nas primeiras eleições livres do seu país, foi eleita membro do Parlamento queniano.

Wangari Maathai ficou conhecida no mundo pela sua luta de conservação das florestas e do meio ambiente. Ainda na década de 1970, ela fundou o movimento do Cinturão Verde Pan-Africano (Pan-African Green Belt Network), no Quênia, uma iniciativa que plantou 30 milhões de árvores.

“Maathai manteve-se corajosamente contra o antigo regime opressivo no Quenia”, segundo declaração do Comitê Nobel, ao anunciá-la como a vencedora do Nobel da Paz de 2004. “Suas formas de ação únicas contribuíram para chamar a atenção nacional e internacional para a opressão política. Ela serviu como uma inspiração para muitos na luta por direitos democráticos e tem especialmente encorajado as mulheres a melhorar sua situação.”

Cinco anos após receber o Nobel, Wangari Maathai tornou-se Mensageira da Paz das Nações Unidas, a convite do secretário-geral, Ban Ki-moon.

Professora WANGARI MAATHAI, Prêmio Nobel da Paz 2004; é representada pelo Professor Henry Mutembei, Diretor Executivo do Instituto Wangari Maathai pela Paz e pelo Estudo Ambiental, Nairobi, Kenya.